Falar sobre o início do Grupo Sistêmica e sobre como, a partir de uma empresa de RH, nos tornamos uma empresa de arquitetura, incorporação e administração de imóveis, é uma tarefa que demanda olharmos para trás e lembrarmos de toda a nossa trajetória.
O Grupo Sistêmica nasceu da alma empreendedora da Patrícia, que desde muito cedo “dá seus pulos” quando o assunto é fazer negócio. Sabe aquelas crianças que vemos vendendo limonada por alguns centavos em filmes? Essa era a realidade da fundadora do Grupo.
Há 20 anos, Patrícia fundou a Sistêmica, uma empresa de Recursos Humanos. Isso porque sua primeira formação é de Serviço Social e, quando percebeu que havia pouco espaço para empreender enquanto assistente social, convidou uma psicóloga e uma psicopedagoga para empreender no ramo de RH.
O início foi ótimo: logo que surgiu, 2 grandes colégios particulares e 1 empresa de ônibus foram seus clientes em Ponta Grossa, PR.
Mas a vida acontece e, com isso, Patrícia se casou e, acompanhada de seu antigo companheiro, Engenheiro Civil, se mudou para o estado de Santa Catarina, onde abriram uma empresa do ramo de construção civil.
A partir disso, tudo mudou: Patrícia deixou um pouco de lado a empresa de RH para se dedicar à empresa de engenharia – que, na época, se dedicava à infraestrutura rodoviária – e, a partir daí, decide cursar Arquitetura.
Suas primeiras experiências na área foram relacionadas ao estágio “no trecho”, naquilo que chamamos de canteiro de obras! E, se há coisas que tornam-se diferenciais na construção da identidade de um negócio, são aquelas ligadas à trajetória de vida daqueles que constituem esse negócio.
A Sistêmica, então, é isso: uma empresa de arquitetura que vai além do olhar para os interiores. A Sistêmica propõe olhar para uma obra de modo integral, onde as partes compõem o todo e o todo compõem as partes.
Com a nova formação acadêmica, as novas experiências profissionais e, em decorrência do rompimento da parceria com o seu ex-sócio, Patrícia então decide reativar a marca “Sistêmica”, transformando-a em uma empresa de arquitetura.
E vocês podem perguntar: mas por que manter o nome, se antes a empresa era de RH?
Bom, para nós, do Grupo Sistêmica, antes de tudo, faz exatamente o que uma empresa de RH faz: mobilizar recursos humanos.
E se, para você, o seu sonho é importante, valorizá-lo é o que fazemos de melhor. Nosso papel é ouvi-lo e colocarmo-nos em seu lugar.